Professor você precisa realizar avaliações no formato de prova? Muitas vezes acabamos nos sobrecarregando com tantas correções, não é mesmo? O gabarito pode ser uma boa ajuda neste caminho.
Na hora das avaliações objetivas não abra mão de um espaço para o gabarito. O gabarito é um local em que o estudante vai inserir apenas a letra da alternativa em que marcou, mas por que fazer esse processo?
- Os estudantes podem usar a avaliação de modo livre, ou seja, podem riscar, voltar atrás em uma alternativa que pensaram anteriormente e só depois marcam qual tem certeza no gabarito.
- Para nós professores ocorre uma facilidade gigantesca no processo de correção, pois não precisamos ficar passando folhas e folhas. Junto a isso, decifrando qual o estudante marcou como correta, uma vez que marcam duas ou três alternativas.
Evidente que nem tudo são flores, colocar um gabarito em uma avaliação exige um tempo na preparação da mesma. Porém, destaco que é menos tempo do que a correção sem gabarito. Caso o estudante erre o gabarito, você pode sempre marcar com ele qual foi o erro, lembrando da seriedade dessa ferramenta.
Provas muitas vezes causam polêmicas por não serem necessariamente a melhor forma de avaliação, mas elas compõe um instrumental de diversas escolas. Elas encontram diversos entraves como o nervosismo dos estudantes, a pouca abertura para conversa, dificilmente conseguimos fazer questões abertas devido ao grande número de correções, dentre outros fatores. Todavia, ela é também um modo de avaliação direta e individual.
Acerca do gabarito ele pode ser feito de forma digital, em ferramentas como o Word, em aplicativos específicos de gabarito, manualmente na hora da aplicação da prova, etc. O gabarito pode ser de questões objetivas e dissertativas. É importante destacar que não é preciso também que haja um profissionalismo como um concurso (caso queira isso é possível), mas que o gabarito fique ressaltado na avaliação.
Estabeleça combinados com a turma, como:
- Fazer o gabarito apenas de caneta azul ou preta (em caneta para, caso hajam contestações, poder arrumar e a cor para você poder usar uma colorida de destaque na correção)
- Preencher o gabarito apenas no final da prova (dessa forma, caso queira trocar a alternativa tem um tempo para tal)
- Realizar de acordo com o modelo de gabarito que você escolheu (pintar o espaço da alternativa, escrever a alternativa, fazer um X na alternativa, etc.)
- Informar que será corrigido apenas o gabarito.
- Caso o seu gabarito seja separado da avaliação (é possível deixar a avaliação com os estudantes e ficar apenas com uma folha do gabarito para correção), combine o momento de entrega do mesmo (destaco apenas que em um primeiro momento é interessante ficar com a avaliação também, para comprovação do que o estudante realizou)
O processo de correção, quando separado, fica mais ágil. Afinal, o tempo dentro da realidade de um professor é fundamental.
Abaixo deixo um arquivo que pode ajudar sobre o processo dos gabaritos, leia e compartilhe! Mais dicas, inquietações e problematizações de uma professora também perdida aparecerão por aqui! Espero você.
Comentários